200 Dias Promovendo a Cultura Manauara

A atuação do Conselho Municipal de Cultura de Cultura (Concultura) nesses seis meses e 19 dias foi de criar oportunidades e unir esforços para enfrentar um dos maiores desafios da humanidade com a pandemia de Covid 19, e a missão de humanizar os conflitos e cuidar das pessoas.

A missão que o prefeito David Almeida nos confiou foi clara: simplificar a burocracia e ajudar os artistas criando oportunidades para ganharem a vida, ao mesmo tempo em que criamos oportunidades com os editais e concursos, promovendo as artes e a educação com os cursos e oficinas.

As parcerias e união entre o Concultura e as secretarias Manauscult, Semtepi, Semulsp, Semef, Semed, Fundo Manaus Solidária, Casa Civil, Casa Militar (Guarda Municipal) foram nossa principal estratégia e método para alcançar os resultados planejados, atendendo a orientação do prefeito de fazer mais com menos.

O tripé do programa de governo foi resgatar nossa ancestralidade, promover a cultura do empreendedorismo dos artistas e a educação dos jovens.

As principais ações foram:

✔ Criação do memorial Aldeia da Memória Indígena;

✔ Antecipação do edital Prêmios Literários Cidade de Manaus, que bateu recorde de 710 inscrições;

✔ Co-participação na realização de cursos e oficinas Qualifica Artista Manauara;

✔ Indução para reforma dos centros de arte da zona leste para implantação do projeto Farol do Conhecimento junto com a Manauscult;

✔ Realização da campanha dos 95 anos do poeta Thiago de Mello junto com a Semcom;

✔ Produção da 1a. Mostra de Arte Indígena de Manaus;

✔ Co-producao com Manauscult do Arraial Manaus das Artes, na Pça Dom Pedro II;

✔ Comemoracao do Dia do Artista Plástico com a realização da Feira de Artes, em parceria com a Manauscult.

Temos muito a realizar ainda porque a cultura é a força motora do ânimo e esperança das pessoas nesses tempos difíceis, e a força econômica que gera emprego e renda a tantos trabalhadores e artistas da indústria criativa.