A Lei n° 710, de 03 de setembro de 2003, o Decreto Municipal n° 7.288, de 11 de maio de 2004 e o Decreto Municipal n° 288, de 22 de setembro de 2009, criaram, regulamentaram e ampliaram o Conselho Gestor do FMC.
Atualmente, a composição desse conselho, em formato paritário, tem dezesseis membros, sendo oito advindos da Administração Municipal e oito representantes dos seguimentos da dança, música, teatro e circo, audiovisual, literatura, artes visuais, cultura étnica e cultura popular, com mandato de dois anos, vedadas a recondução.
Todos são indicados por entidades artísticas e culturais com sede em Manaus.
A administração municipal é representada por membros da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (MANAUSCULT), e pelas secretarias de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), de Educação (SEMED), de Finanças e Tecnologia da Informação (SEMEF), de Administração, Planejamento e Gestão (SEMAD), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI) e de Comunicação (SEMCOM).
Oito conselheiros são advindos de segmentos da sociedade civil, organizada nas seguintes categorias artísticas e culturais: Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Étnica, Cultura Popular, Dança, Literatura, Música, Teatro e Circo.