Boas festas às familias manauaras e dos artistas e trabalhadores da cultura. Que em 2023 as cortinas se abram para novos espetáculos
No fechar das cortinas e encerramento de cada show ou espetáculo em 2022, damos efusivos aplausos a todos os artistas, produtores e muitos outros trabalhadores da cultura que fizeram a grande engrenagem da cultura criativa girar, e a economia criativa manter e gerar empregos para as milhares de famílias manauaras.
A população de Manaus e comunidades ribeirinhas do entorno, tiveram uma retomada dos espetáculos culturais e vários projetos educativos para formação continuada dos artistas e trabalhadores da cultura…Como órgão consultivo da Prefeitura de Manaus, o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), auxiliar da Manauscult, teve como ações principais a elaboração do Plano Municipal de Cultura(PMC), que está em fase de conclusão, e será o balizador das ações culturais da Prefeitura, o que credencia a cidade para receber recursos federais; outra ação basilar é a implementação da Lei de Incentivo à Cultura – por meio do Decreto Regulamentador,
que destravará o processo de captação de recursos junto aos segmentos empresariais por meio da contribuição à cultura, via ISSQN, e a perspectiva inicial é que seja aportado na cultura recurso na ordem de R$ 5 milhões, fomentando os segmentos culturais.
Quanto às principais ações culturais relevantes, foram impactadas mais de 13 mil pessoas, e gerados 287 empregos diretos, em eventos, publicações, oficinas e exposições. O Concultura realizou os Prêmios Literários Cidade de Manaus, com recorde de escritores locais; o Programa “Manaus Pró-Cultura” e o edital “Manaus Faz Cultura beneficiaram mais de 550 alunos e alunas; a Exposição da obra do poeta Luiz Bacellar, com mais de 8 mil visitantes; o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, colocando Manaus na programação nacional celebrativa do evento; a 2a. Mostra de Arte Indígena, com a participação de 26 artistas de 12 etnias e 549 visitantes; no dia do Índio foi lançado o documentário “Cosmogonias Indígenas – Manaus Memória e Ancestralidade”; o programa Memória Reencontrada lançou o livro “As Charges do Miranda” e o documentário “Groove do Beira”; merece destaque igualmente o podcast Café com Cultura, de entrevistas com artistas de Manaus; e fechando o biênio foi realizado 1o.Festival Literário de Manaus (FLIM), com as presenças de 20 escritores locais, regionais e nacionais e presenca vibrante do público manauara.
O Concultura e a Manauscult cumpriram, em 2022, com a missão de fomentar e criar condições para o florescimento das atividades artísticas em Manaus. Foram dezenas de ações que deram frutos e ajudaram a colorir de poesia e beleza a vida das pessoas em nossa cidade.
Notícias relacionadas