Carreta do ‘ExpoLivro´ chega a Manaus com o apoio da prefeitura

O “ExpoLivro”, que ficará na cidade até o dia 4/12, é um projeto de caráter cultural, social e educacional que busca estimular o hábito da leitura saudável, levando cultura e educação às pessoas. Em Manaus, a carreta vai oferecer atividades gratuitas como biblioteca, livraria, teatro infantil, palestras, shows musicais, encontros e trabalhos sociais.

A carreta tem 14 metros de comprimento, 4,80 metros de altura e mais de 5 mil títulos em seu interior destinados a adultos, jovens e crianças e ficará aberta ao público todos os dias. A visitação para escolas, grupos e outras instituições ocorrerá apenas por meio de agendamento prévio pelos números (92) 98130-9437 ou (95) 9123-4518.

“Estamos apoiando mais um grande projeto para o desenvolvimento educacional, social e cultural em nossa cidade. O ‘ExpoLivro’ já percorreu diversas cidades do país e agora chega a Manaus trazendo atrações diárias para toda a família, despertando nas pessoas, a paixão pela leitura” contou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

“O ‘ExpoLivro’ estará pela primeira vez em Manaus a partir deste domingo, até o dia 4 de dezembro, com uma programação incrível, contemplando teatros infantis, roda de leitura, palestras sobre os mais diversos temas, eventos para jovens, enfim, uma superprogramação. Queremos aqui aproveitar o apoio da Prefeitura de Manaus, da Manauscult, da Secretaria de Cultura e também convidar a população manauara para conhecer esse projeto maravilhoso”, destacou o pastor Ronildo Souza, organizador do “ExpoLivro”.

A programação completa do “ExpoLivro” em Manaus e mais informações sobre o projeto podem ser consultadas no site:expolivro.com.br.

História

O trabalho do “ExpoLivro” começou em 1991, antes era realizado dentro de ônibus adaptados, hoje tudo acontece no interior de carretas. Atualmente, o projeto conta com três carretas que atuam em diferentes regiões do país: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo é percorrer todo o Brasil e outros países.

Ao fazer parada em uma cidade, a carreta fica aberta ao público, todos os dias, durante um mês aproximadamente. O “ExpoLivro” é uma grande iniciativa do Instituto Vida para Todos (IVPT), que é uma entidade sem fins lucrativos e conta com o apoio da Editora Árvore da Vida (livros), do Bookafé (espaço interno), do Ceape (voluntários) e 288 (apresentações musicais).

— — —

Texto – Keize Pedrosa / Manauscult