Notícias

Navio cruzeiro Viking Sea chega a Manaus com mais de 1,3 mil turistas e aquece economia local

 

 

 

 

A embarcação chegou a Manaus por volta das 11h, sendo o quinto navio a atracar na capital amazonense na “Temporada de Cruzeiros 2022/2023”. Mais de 1.300 turistas desembarcaram no cais das Torres do porto de Manaus, oriundos dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Caribe, e ficará fundeado até as 14h da próxima quinta-feira, 19/1.

 

O receptivo amazonense conta com rituais indígenas, apresentação de boi-bumbá, show de despedida, entrega de mapas da cidade, pesquisa de satisfação, atendimento bilíngue e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no porto.

 

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a retomada dos cruzeiros na capital amazonense apresenta uma boa expectativa para a temporada 2023/2024.

 

“Esse navio partiu de Bergen, na Noruega, e depois de Manaus seguirá para Parintins. Esta temporada de cruzeiros tem o encerramento previsto para maio deste ano com a passagem de 17 navios e fluxo de aproximadamente 18 mil turistas. Só esse cruzeiro injetará na economia local cerca de R$ 6 milhões. E já temos a previsão de mais de 30 navios para a próxima temporada”, contou Oliveira.

 

Passaram pela cidade cinco navios durante a atual temporada, iniciada no dia 27 de setembro do ano passado. Até o mês de maio, está prevista a chegada de mais 12 cruzeiros, alcançando a marca de 17 cruzeiros. O navio Viking Sea voltará para a capital amazonense no dia 2 de março, com mais 1.400 turistas.

 

O turista Ron, de Rhode Island, Estados Unidos da América (EUA), recomenda a vinda para Manaus. Segundo ele, devido à cidade ser um lugar lindo e historicamente interessante.

 

“Para mim é ainda mais fascinante porque eu era professor nos EUA e sempre tentei mostrar aos meus alunos o quanto o mundo pode ser diferente. Lá, nós, meio que vivemos em uma bolha, temos nossa própria realidade e é incrível conhecer lugares que francamente conhecemos muito pouco”, contou o turista.

 

Visitação 

 

Com uma programação diversificada, os visitantes conhecem atrativos turísticos, como o Museu da Cidade de Manaus (Muma), Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, Museu da Amazônia (Musa), Centro de Instrução de Guerra na Selva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), complexo turístico Ponta Negra e o Palácio Rio Negro. Percorrerão também pelas belezas naturais da região, como o lago do Janauacá e o Encontro das Águas, além de experimentarem a gastronomia local e participarem de atividades culturais.

 

O centro histórico de Manaus é um dos locais mais procurados pelos turistas, que chegam na capital, como o Paço da Liberdade, que está recebendo todas as intervenções possíveis pela Prefeitura de Manaus, com apoio da Polícia Turística do Amazonas (Politur), para uma temporada segura.

 

 

Programação e listagem dos Navios Cruzeiros

 

 

2 de março – Viking Sea, 930 turistas, 480 tripulantes.

 

4 de março – Volendam, 1.718 turistas, 647 tripulantes.

 

11 de março – Seabourn Quest, 540 turistas, 330 tripulantes.

 

14 de março – Ocean Explorer, 160 turistas, 90 tripulantes.

 

25 de março – Seven Seas Voyager, 777 turistas, 445 tripulantes.

 

26 de março – Hanseatic Spirit, 230 turistas, 169 tripulantes.

 

29 de março – Seabourn Venture, 264 turistas, 120 tripulantes.

 

30 de março – Ocean Explorer, 160 turistas, 90 tripulantes.

 

8 de abril – Seven Seas Navigator, 557 turistas, 447 tripulantes.

 

15 de abril – Hanseatic Spirit, 230 turistas, 169 tripulantes.

 

18 de abril – Seabourn Venture, 264 turistas, 120 tripulantes.

 

14 de maio – Silver Shadow, 392 turistas, 302 tripulantes.

 

 

— — —

Texto – Keize Pedrosa / Manauscult

Fotos – João Viana / Semcom

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAoxCo

Notícias relacionadas