Notícias

Prefeitura lança o livro ‘Aclea: 50 anos’, do jornalista Carlos Zamith

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea), lançou a obra “Aclea: 50 anos”, do jornalista Carlos Zamith, sobre a história da crônica esportiva do Amazonas, no domingo, 20/8, na Arena da Amazônia.

A imprensa esportiva marcou presença no lançamento, que contou ainda com todos os fundadores, além de parentes e amigos que acompanham a história da Aclea e do futebol amazonense.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a obra é mais que uma homenagem, pois eterniza o nome de um grande expoente da crônica esportiva amazonense. “Não estamos falando apenas de uma homenagem, mas a Prefeitura de Manaus está eternizando em uma obra literária a memória de quem fez grande diferença no futebol amazonense, como o jornalista Carlos Zamith e quem continua fazendo, como a associação que em mais de 50 anos atua para engrandecer o futebol em nosso Estado”.

O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, destaca a relevância da Aclea, que foi fundada no ano de 1956. “A Prefeitura de Manaus possibilitou que essa publicação se tornasse realidade, e faz chegar ao público um livro que, ao contar a história dos 50 anos da Aclea, conta também uma parte significativa da história do futebol amazonense”.

Batista ressalta que a política cultural da gestão David Almeida tem dado uma importância inédita para a literatura com as inovações nos Prêmios Literários Cidade de Manaus. “Somente nesta semana tivemos os lançamentos de 13 obras, dos ganhadores dos prêmios Literários e mais duas do projeto Memória Reencontrada”.

O presidente da Aclea, Paulo Roberto Pereira, conta a importância da associação que construiu uma história de êxito atestada por jornais e emissoras de rádio e testemunhada por milhares de aficionados pelo futebol do Amazonas. “Nesse intervalo de tempo, foi e continua sendo presidida, e também integrada por profissionais da comunicação que têm em comum, entre outras particularidades, a paixão pelo futebol e pela emoção da palavra”.

O filho do autor homenageado, Carlyle Zamith, contou como este lançamento é importante para manter viva a memória do grande cronista esportivo, que ainda é lembrado e valorizado pela sua contribuição para a literatura e história do futebol amazonense.

“Carlos Zamith foi um autor incrível e suas obras estão mais vivas do que nunca. É maravilhoso ver que a prefeitura está reconhecendo seu talento, mais uma vez, e dedicando um evento especial para o lançamento de seu livro. Tenho certeza de que seria uma honra para ele saber que seu trabalho está sendo celebrado, mesmo após tanto tempo”, pontuou.

— — —
Texto – Cristóvão Nonato / Manauscult
Publicado em – https://bit.ly/45BN8Wc

Fotos – Phil Limma / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjARJvy

MANAUSCULT – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos
Assessora Responsável: Emanuelle Baires – (92) 98185-5476
E-mail: comunica.manauscult@gmail.com

Notícias relacionadas